No clima de Copa, de festa no velho continente e com a definição dos oito finalistas da Euro 2016, é hora de postar a seleção europeia de todos os tempos.

A Europa tem muitas nações tradicionais no futebol e vários jogadores lendários. São cinco países campeões mundiais, além de outros que revelaram grandes craques e formaram esquadrões históricos.

Depois de pensar em qual seria a formação ideal para escalar os melhores, optei pelo sistema 3-4-3. Assim, sobra mais espaço para o talento ofensivo.

Diferentemente da seleção sul-americana de todos os tempos, as nações representadas no time são bem diversificadas. Os onze selecionados são provenientes de oito países distintos.

Com mais jogadores estão: Alemanha, Itália e França. São dois atletas de cada. A Espanha, tricampeã da Eurocopa, não contribui com ninguém para a equipe.

Curiosamente, seis escalados jamais conquistaram uma Copa do Mundo. Também são seis os que nunca levantaram o caneco da Euro e apenas um ainda está em atividade.

A seleção dos sonhos combina técnica e força. Um goleiro excepcional e uma zaga quase impenetrável formam uma defesa segura. Um meio-campo criativo que municia um ataque rápido e mortal tornam o time imbatível!

Veja a escalação!

– clique na imagem para ampliar –

a melhor selecao da europa de todos os tempos

1. Yashin

6. Baresi

5. Beckenbauer

3. Maldini

8. Matthaus

11. Platini

9. Bobby Charlton

21. Zidane

14. Cruyff

10. Puskás

7. Cristiano Ronaldo

Campeões da Eurocopa:

3 títulos – Alemanha

3 títulos – Espanha

2 títulos – França

1 título – Dinamarca

1 título – Grécia

1 título – Holanda

1 título – Itália

1 título – República Tcheca

1 título – Rússia

Victor Gomes